sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O Coelhinho e a Cabra-Cabrês

Era uma vez um coelhinho que foi à horta para apanhar couves para o seu caldinho, quando chegou a casa a porta estava fechada, e como ele a tinha deixado aberta ficou muito assustado e bateu à porta.

Trus!! Trus!! Trus!! Quem está ai? – pergunta o coelhinho.
- É a cabra cabrês que te salta em cima e te faço em três!



O coelhinho ficou muito aflito e foi pedir ajuda.


Encontrou o seu amigo cão e disse-lhe: - Oh, amigo cão, eu estou com muito medo: bati à porta de casa e respondeu-me a cabra cabrês que me salta em cima e me faz em três. Por favor, ajuda-me.
O cão respondeu-lhe: - Eu não. Cheguei da caça e estou muito cansado; vai procurar ajuda a outro lado.

O Coelhinho andou, andou, e encontrou o amigo Boi, e disse-lhe. - Oh, amigo boi, na minha casa está a cabra cabrês que me salta em cima e me faz em três. Por favor, ajuda-me.
O Boi respondeu-lhe: - Eu não. Acabei agora de pastar e estou muito cansado vai procurar ajuda a outro lado.

O Coelhinho triste foi ter com o Galo, mas ele respondeu: Estive a cantar e estou muito cansado, vai procurar ajuda a outro lado.

O Coelhinho chorava e sem esperança encontrou a formiga que lhe perguntou porque chorava. E o coelhinho disse-lhe: - Niguém me quer ajudar e eu tenho, em minha casa, a cabra cabrês que me salta em cima e me faz em três.
A formiga pensou em ajudar o coelhinho e disse-lhe: Então vamos lá a tua casa, bate tu à porta que eu respondo.
O coelhinho com medo bateu à porta e a cabra cabrês respondeu:- Eu Sou a Cabra cabrês que te salta em cima e te faço em três.
E a formiga responde: -E eu sou a formiga rabiga que te salta em cima e te fura a barriga.
A formiga entrou na casa picou a cabra cabrês e esta com medo fugiu.



sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O Burro e o Poço


Um dia, um burro caiu num poço e não podia sair dali.
O animal chorou fortemente durante horas, enquanto o seu dono pensava no que fazer.
Finalmente, o camponês tomou uma decisão cruel: concluiu que já que o burro estava muito velho e que o poço estava mesmo seco e precisava de ser tapado, para que ninguém caísse lá dentro, o melhor era matar o burro pois não valia a pena esforçar-se para tirar o burro de dentro do poço.

Chamou então os seus vizinhos para o ajudar a enterrar vivo o burro. Cada um deles pegou uma pá e começou a atirar terra para dentro do poço.
O burro entendeu o que estavam a fazer e chorou desesperadamente.
Até que, passado um momento, o burro pareceu ficar mais calmo.

O camponês olhou para o fundo do poço e ficou surpreendido. A cada pá de terra que caía sobre ele o burro sacudia-a, dando um passo sobre esta mesma terra que caía ao chão
Assim, em pouco tempo, todos viram como o burro conseguiu chegar até ao topo do poço, passar por cima da borda e sair dali.

A vida vai atirar muita terra para cima de ti. Principalmente se já estiveres dentro de um poço. mas cada um dos nossos problemas e tristezas, pode ser um degrau que nos conduz para cima.

Podemos sair dos buracos mais profundos se não nos dermos por vencidos.

Usa a terra que te atiram para seguir em frente e ser feliz!